Com mais de 4 milhões de investidores cadastrados na Bovespa, a Bolsa de Valores brasileira identifica o maior número de interessados no mercado de sua história.
Com as mudanças no mercado financeiro, que resultaram na desvalorização do Real, muitas pessoas estão em busca de novas formas de aumentar a própria renda. Seja na compra de criptomoedas ou investindo em empresas que disponibilizam ações na B3, cada dia mais brasileiros se mostram interessados em investir parte do seu patrimônio.
Se você está entre os interessados em aplicar seu dinheiro, certamente se deparou com muitas dúvidas, das mais complexas, como “quanto devo investir?”, até mais simples, como “será que eu posso investir na bolsa de valores?”.
Ter dúvidas é comum e o importante é tentar encontrar as respostas. Com a intenção de te ajudar, vamos explicar o que é preciso para iniciar as aplicações na Bovespa.
Existe idade mínima?
Além de estar em constante crescimento, o número de pessoas interessadas em investir seu patrimônio, a média da idade vem diminuindo, com muitos jovens buscando aprender sobre o mercado financeiro.
Porém, uma das grandes dúvidas é sobre a idade mínima necessária para se cadastrar na Bolsa de Valores brasileira. Caso você tenha menos de 18 anos, saiba que você pode investir na Bovespa, mas com limitações.
Os menores de idade têm a liberdade de aplicar seu dinheiro na B3, mas não podendo operar no mercado futuro, como por exemplo a compra e venda de dólares, isso pela existência de uma real chance de perder todo o valor aplicado.
Como faço para me cadastrar?
Diretamente, não abrimos uma conta na Bolsa de Valores, sendo necessário o intermédio de uma corretora de valores, que te ajudará com todo esse processo.
Os documentos necessários para a abertura de conta, podem variar de acordo com a corretora escolhida, mas no momento de selecionar quem será responsável por essa ponte entre você e a Bovespa, recomendamos que analise as opções.
Atualmente, o mercado está aquecido e muitas empresas oferecem o trabalho de corretagem. Pensando nisso e no fato de você que está iniciando o seu caminho no mundo dos investimentos, é preciso cautela. Pesquise o passado da corretora e tudo que ela oferece para os clientes, juntamente com os valores cobrados.
Dica: estude sobre o mercado
Não se prenda apenas a como é o lado burocrático dos investimentos, mas também em como funciona todo o nicho.
Existem muitas opções de investimentos e a B3 conta com diversas empresas. Com estudo e dedicação, você poderá encontrar as melhores oportunidades para ter em sua carteira de investimentos.