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4 dicas de como aplicar branding em marketing digital

O uso do branding no marketing digital é muito importante para criar a identidade da marca. Na verdade, esse é o conceito de branding: são todas as características que formam a identidade de sua marca, como cores, logotipo e até a linguagem utilizada desde o slogan até o atendimento ao cliente.

Tudo isso impacta nos clientes sobre como é sua marca. Isso tudo é definido como branding. Já o branding aplicado no marketing digital são todas as estratégias e canais pensados para o meio online, desde a identidade visual, até as postagens e o atendimento via tais canais. 

marketing digital

Atualmente, o comportamento do consumidor se modificou. Hoje em dia é mais comum os clientes pesquisarem por produtos e serviços online antes de fechar negócio. Um exemplo é uma empresa que faz a locação de maquinário para obras de construção civil. O cliente previamente pesquisa no Google por “aluguel máquina de solda” e de acordo com os resultados, pode encontrar as melhores empresas. Nesse sentido, o branding é muito necessário. 

Desde as cores, o layout do site até os textos nele ou a linguagem com que o cliente é atendido em um canal de atendimento é considerado branding no marketing digital. Isso faz a diferenciação de sua empresa da concorrência, além de manter na cabeça do consumidor percepções e sensações sobre sua marca, como cores e bom atendimento. 

Conheça 4 dicas para aplicar branding em seu marketing digital.

Assuntos

1. Realize uma pesquisa de mercado

anunciantes site noticias

Esse primeiro passo é muito importante, para conhecer características de seu público-alvo e traçar suas personas com mais eficácia. Na pesquisa, você deve avaliar também como outras marcas que são referência de branding na internet ou até a concorrência se comportam nas redes sociais, no blog, site ou no atendimento ao consumidor.

É fundamental conhecer o mercado do seu segmento, traçar o perfil de seus clientes e dessa forma, estabelecer melhor as formas de branding digital.

2. Faça uma pesquisa do público online

Sua empresa precisa estar nas redes sociais que seus clientes mais utilizam. Isso é fundamental para mapear o comportamento de seu público-alvo online.

Você precisa analisar o comportamento deles, como quais são as redes sociais de mais usabilidade, melhores horários para postar e até realizar uma pesquisa de assuntos relevantes para suas redes sociais.

Não vale apenas realizar um planejamento de como será sua marca, os canais de comunicação utilizados e outras características sem entender o comportamento do seu público-alvo.

Você precisa pesquisar e entender como eles agem na internet, até para saber como se comunicar com seu público. Ter um monitoramento e delimitação do seu público é fundamental para criar seu branding online.

3. Seja ativo nas redes sociais

facebook

Depois de entender quais são as redes sociais que seus potenciais clientes mais utilizam e qual é o comportamento deles nessas redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, é necessário fazer um planejamento de como sua marca se posicionará nas redes sociais em questão.

Isso vale para o tipo de postagens, o layout, a linguagem utilizada e tudo que possa fortalecer sua marca no mercado. Faça estratégias de marketing digital de acordo com seu branding, mesmo que utilizando memes. Você pode apostar na criatividade para as postagens, de acordo com as características de cada rede social. O Instagram é mais informal, por exemplo.

4. Tenha frequência nas postagens

criacao de layout de site

É importante não usar as redes sociais apenas para postar seus serviços ou produtos, mas sim toda a causa por trás de sua marca, além de seus princípios e valores. Por isso, planeje um cronograma de postagens de acordo com o branding digital estabelecido para sua empresa.