cuidados alimentares de cao de grande porte

Cuidados alimentares com cães de grande porte

A falta de uma dieta balanceada pode afetar a saúde de pets maiores 

Os cães de grande porte estão mais suscetíveis a alguns problemas de saúde, como as doenças nas articulações. Por isso, é muito importante que os tutores desses animais estejam atentos à sua alimentação para garantir a melhor qualidade de vida possível aos pets. 

Ao pensar na nutrição ideal para esses tipos de cão é preciso considerar alguns cuidados que devem ser colocados em prática, como delimitar a quantidade de alimento ou escolher uma ração específica

Na sequência, trouxemos uma lista com as principais medidas que não podem faltar na hora de estabelecer hábitos alimentares saudáveis para a rotina do seu pet de grande porte. Continue a leitura e conheça quais são! 

Assuntos

1. Monte um cardápio balanceado

As demandas nutricionais dos cãezinhos variam de acordo com o tamanho, o metabolismo e o tempo de vida do animal. Por isso, o cardápio do seu amigo de quatro patas deve ser sempre formado por uma diversidade de alimentos que contribuam para um desenvolvimento saudável. 

Em geral, os cães de grande porte adultos gastam muita energia no dia a dia. Por essa razão, o ideal é montar uma dieta de qualidade com bastante proteínas e certa proporção de gordura. Assim, ele vai se sentir saciado e ter disposição suficiente para todas as suas atividades e brincadeiras.   

2. Forneça a quantidade adequada de alimento

cachorro comendo racao

Um erro comum dos tutores de cães de grande porte é achar que o animal deve comer mais por causa do seu tamanho. Contudo, isso pode ser muito perigoso para o pet, pois pode levá-lo ao sobrepeso, prejudicando principalmente a situação dos músculos e tendões. 

Desse modo, é melhor estabelecer quantidades mínimas para cada refeição, que consigam suprir as necessidades nutricionais dos bichinhos. Esse valor vai depender da idade e do peso que o animal tem.  

3. Tome cuidado na escolha da ração

cachorro comendo

Na hora de escolher a ração do seu cachorro, faça uma leitura atenta de todas as informações da embalagem. Dessa forma, você pode garantir que ela contenha todos os nutrientes necessários para contribuir com a saúde do seu pet. 

Caso surjam dúvidas em relação ao melhor modelo de ração, converse com o médico-veterinário do seu amigo de quatro patas. Com certeza, ele vai avaliar a situação do seu cachorro e indicar o produto que melhor se encaixa na dieta do pet.   

Às vezes, também é interessante trocar a ração do seu amigo. Nessas situações, prefira introduzir o novo alimento aos poucos até o animalzinho se adaptar. Assim, você pode comprar pacotes menores de 1 kg ou 2 kg e economizar nos gastos com o pet.  

4. Estabeleça horários para a alimentação 

Como os cães de grande porte gastam muita energia, eles também querem comer mais ao longo dia. Porém, os tutores não podem ceder a esse desejo do seu amigo de quatro patas.   

O correto é criar uma rotina com o cãozinho, distribuindo as porções de alimento ao longo do dia. Elas podem ser repetidas cerca de três a quatro vezes. Assim, será possível evitar que o animal coma excessivamente, sem deixá-lo com fome durante os intervalos da alimentação.  

5. Mantenha uma rotina de exercícios para seu cachorro

caes grandes

Cães de grande porte não podem ter uma rotina sedentária. Por isso, levar o pet para passear deve representar mais que alguns instantes de lazer para o animalzinho. Esse momento deve ser entendido como uma oportunidade para o cachorro se exercitar e manter uma vida saudável. 

Caso você não consiga manter esse hábito do seu amigo de quatro patas, procure então a ajuda de um profissional. Atualmente, é possível contratar o serviço de adestradores ou passeadores de cães para realizar essas atividades. Assim fica bem mais fácil e seu animalzinho não fica sem se exercitar!