Existem diversas formas de se preparar para a vida adulta e a vida que está à frente, realizar um intercâmbio é uma delas. Muitos jovens têm o sonho de viajar de avião para outro país e verdadeiramente entrar em contato com a cultura local e extrair o máximo de conhecimento e aprendizado dessa experiência.
Viajar sozinho, para um país que fala uma língua diferente e encarar desafios totalmente novos é um preparatório e tanto para a vida adulta não é mesmo? É uma forma incrível de amadurecer e aprender a lidar com responsabilidades. Certamente é um momento único na vida dos jovens que têm essa oportunidade.
Se você está pensando em pular de cabeça nesse tipo de experiência, separamos aqui os 5 melhores programas de intercâmbio para jovens:
Assuntos
Curso de idiomas
Um dos pontos positivos e maiores atrativos dos programas de intercâmbio com foco em curso de idiomas é que eles não exigem nenhum nível de fluência do intercambista na língua do país escolhido. Como o estudante está indo para aprender e praticar, não é necessário que ele tenha alguma experiência ou já tenha estudado a língua previamente.
Nesse modelo também é bastante comum uma grande variação no período de duração do programa – podendo durar de semanas a meses, conforme a preferência de cada um.
Apesar de o foco central ser aprender uma nova língua, muitos intercambistas optam por trabalhar meio período durante o tempo em outro país. Essa é uma opção que muitos fazem pois ajuda a arcar com os custos da viagem e também proporciona a experiência de exercitar a língua com pessoas nativas.
High School
Esse modelo de intercâmbio é exclusivamente voltado para estudantes que estão ou vão cursar o Ensino Médio e estão dentro da faixa etária de 14 a 18 anos. A duração pode variar de um semestre a um ano e o aluno tem a oportunidade de cursar um período do seu Ensino Médio em uma escola em outro país.
Os destinos mais populares são países que tem a língua inglesa como língua oficial, como por exemplo Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul. Para se inscrever é necessário um domínio intermediário do inglês e os candidatos estão sujeitos à aplicação de testes de nivelamento e comportamentais, visto que ficarão abrigados com famílias ou dormitórios coletivos.
Os resultados desse modelo de intercâmbio são os mais positivos. Os jovens participam de atividades locais com os nativos, frequentando os espaços de convivência e outros eventos.
O aluno vive a experiência de um morador e tem a oportunidade de conhecer a fundo a cultura local.
Graduação ou pós graduação
Esse tipo de intercâmbio é muito popular entre os universitários ou recém graduandos pois promove a oportunidade de os alunos realizarem especializações no exterior por meio de parcerias com diversos institutos de pesquisa renomados. Em muitos casos, também é possível que haja a participação em projetos remunerados ou em intercâmbios com bolsas de estudos.
É muito provável que sua faculdade mantenha parceria com outras universidades no exterior, conferindo diversas oportunidades aos seus alunos. Geralmente, por ser um processo realizado junto à instituição de ensino, prazos, valores, nível de fluência na língua e outros fatores são detalhes a serem vistos com as universidades – tanto a de origem quanto a de destino.
Aupair
Esse modelo de intercâmbio é mais indicado para jovens meninas que tem facilidade com crianças e gostariam de trabalhar como babá no exterior. As maiores vantagens nesse tipo são: garantia de moradia e remuneração financeira. O intercâmbio de AuPair pode ajudar a custear um bom curso de línguas no exterior e auxilia na fluência do idioma, já que a duração tem média de um ano.
Trabalho no Exterior
Por último, podemos citar os intercâmbios que oferecer oportunidades gerais de trabalho no exterior. No exterior tem muita agência de divulgação, trabalhos para estudantes e formandos. Esse modelo é bastante procurado e muito popular, visto que a remuneração na moeda local é um atrativo bem forte. As atividades realizadas são legalizadas e podem durar de quatro a doze meses.
Aqui foram apresentados 5 tipos de intercâmbio mais populares entre os jovens. Esperamos que você possa ter encontrado o seu! Não se esqueça de pesquisar bastante sobre todos os aspectos dessa experiência incrível antes de embarcar!