ruslan shchegolikhin 5YUWvRoqf40 unsplash

Você sabia? A manutenção e Limpezas de calhas são fundamentais

vr74KC9aX1 j2IVNej4J0YSCv1i0 Mcr5kk5261HiQGs8nN2Q4wLnUBWSS9HHXBX1DIJXhIj37a2 DpqmlbpZ7BbYbL1tUAiZcahS5kQXor3M 1N4Vns8MbXffpxUDK1OdQ

As calhas são muitas vezes esquecidas depois de colocadas. Espera-se que elas funcionem sem entupimentos por muito tempo e, por conta disso, a prevenção e manutenção periódica não é realizada. Mas você já pensou no que pode acontecer caso a calha entupa?

Se a resposta é não, então está na hora de entender mais sobre essa situação difícil junto com a Sampex! Vamos te ensinar dicas para escolher a melhor calha, além de te mostrar o quão importante é a limpeza e desentupimento periódico dela. Basta acompanhar com a gente nessa publicação!

Qual a importância da limpeza das calhas?

Como muitos já sabem, as calhas são muito importantes para manterem a estrutura de uma casa ou edifício funcionando e sem infiltrações. Mas poucos entendem que, com as chuvas, ventos e mesmo com o tempo, folhas, areia, poeira, terra e outros tantos resíduos que se depositam no telhado podem (e vão) acabar passando e, por ventura, entupindo a calha.

Com isso, o acúmulo de água acontece e aí, já viu, não é? Infiltrações sérias podem ocorrer no telhado. Infiltrações que podem levar até mesmo a interferir na estrutura geral da casa. Péssimo! Isso quer dizer que você pode ter que gastar mais com uma reforma e restauração do teto. Então, fica a  nossa dica principal: prevenir é muito melhor que remediar.

Qual a frequência de limpeza das calhas?

Isso vai depender essencialmente de onde o seu telhado está localizado. Existem árvores perto? As folhas podem cair com certa frequência e entupir a calha. Então, nossa periodicidade diminui. Porém, de forma geral, indicamos que a limpeza da calha seja feita de 6 em 6 meses. 

Esse é o período ideal para que você veja se está tudo em ordem ou se um desentupimento mais profundo é necessário. Assim, você mantém sua calha sem problemas e evita que danos estruturais ao telhado e ao teto de forma geral aconteçam. Imagina só ter que substituir ou reformar a casa por causa de uma calha entupida?

Quais profissionais devo contratar para a limpeza das calhas?

O ideal é que você não faça a limpeza das calhas por conta própria e que contrate bons profissionais para realizar o serviço. Isso porque elas se encontram em partes altas e que precisam de experiência e equipamento adequado para serem acessadas e limpas. Caso contrário, acidentes podem acontecer. A boa notícia é que é só chamar uma empresa desentupidora de confiança! Lembre-se de conferir as redes sociais da empresa, além de, claro, entrar em contato e esclarecer todas as suas dúvidas antes de marcar uma visita. Depois disso, basta aguardar que a limpeza seja feita de forma rápida e prática para você.

Como ocorre a limpeza das calhas?

Durante a limpeza e desentupimento da calha, o primeiro passo é sempre retirar os resíduos sólidos que estão impedindo a passagem da água na calha. Aqui são utilizadas luvas para evitar cortes e outros materiais para o auxílio da retirada de itens sólidos. Após essa primeira etapa, é feito o desentupimento dos canos e canaletas de escoamento da água. Aqui, mais uma vez, são utilizados desentupidores próprios para empurrar a sujeira para fora da calha.  

Os profissionais contratados já contam com esses equipamentos e com a experiência para utilizá-los corretamente. Assim, sua calha ficará limpa e desentupida de verdade e sem danos em nenhuma das estruturas.

Devo me preocupar com o tipo de calha instalada?

Bem, se a pergunta é: existem calhas que não entopem… podemos dizer que não. Mas existem sim tipos de calhas que costumam evitar esse entupimento com mais facilidade. Sempre recomendamos que, ao escolher o seu tipo de calha, você entenda primeiro o seu ambiente. Existem árvores em cima do seu telhado? Cai muita chuva? Escolha o tipo adequado para seu clima e ambiente sempre.

Além disso, já existem no mercado tecnologias que podem prevenir o entupimento ou até mesmo a deterioração da calha. Um bom exemplo é a instalação de telas que impedem a passagem de resíduos. É claro que essa tela precisa ser igualmente limpa de tempos em tempos. Mas previne que as sujeiras e resíduos desçam pelo cano e causem entupimentos mais sérios.

Então nossa resposta é sim. Pesquise sempre qual tipo de calha é a mais adequada para sua casa. Além de, claro, pesquisar também soluções que possam prevenir que os resíduos desçam nos canos. Dessa forma, você poderá manter sua calha desentupida por muito mais tempo.

Depois da limpeza, quais cuidados devo tomar?

Como já mencionamos, a prevenção é o melhor caminho para evitar problemas. Portanto, não deixe de fazer as manutenções periódicas de 6 em 6 meses. Você pode até mesmo guardar o contato da sua desentupidora de confiança e registrar no calendário quando chegar a hora de marcar uma nova visita. Além disso, é interessante sempre prestar atenção aos sinais de que a calha está entupida. Desde possíveis infiltrações até mesmo a água vazando dos lados da calha. Esses podem ser sinais clássicos de que a limpeza precisa ser adiantada.

u0Kdn9rKmi7MSNww7wb4hKKsY NlZA4iT6YwYXkOtF8itkBNfN3d3Om18FsgIreXD9Gvu41oE bYytUymF68l0ydtwyklREnkfz4O3 fpZynKFBJtin QXmkXqSXJBRHvZt8quFX

Calha limpa é com a Sampex!

E chegamos ao fim da nossa postagem! Cuidar da calha é parte fundamental da boa manutenção de casas e edifícios. Isso mesmo, o desentupimento periódico também vale para condomínios e edificações. Portanto, preste atenção nas datas e marque uma visita sempre que perceber sinais de entupimento. Principalmente antes de períodos chuvosos e depois deles. Evite sempre infiltrações e outros problemas que podem ocasionar até mesmo o enfraquecimento das estruturas da edificação.

E para isso, não deixe de chamar a Sampex! Nós te ajudamos a desentupir calhas e a evitar problemas maiores para a sua estrutura! Somos profissionais com experiência nas mais diversas formas de manutenção, desentupimento e limpeza de ambientes. Então, chama a gente para que façamos uma visita na sua casa! Ficaremos felizes em atender você e tornar a sua rotina mais fácil e sem complicações.

Se achou esse post informativo, confere nossas outras dicas para manutenção da sua casa! Abordamos desde o que fazer para não entupir o vaso até outros hábitos saudáveis para manter o seu lar seguro.

 Até o nosso próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *