Entupimento nos canos? Conheça as dicas

Dicas caseiras para evitar entupimento nos canos

Entupimentos de canos são um dos problemas mais enfrentados pelos brasileiros. Seja por falta de cuidado ou por outros fatores, estamos sempre procurando uma forma de evitar esse perrengue. E para isso existem mil e uma formas caseiras de proteger o seu encanamento de um entupimento desastroso, que pode até mesmo arruinar seus planos do dia a dia. 

Hoje, a Seven te traz as 7 dicas caseiras infalíveis para evitar o entupimento de canos. Todas elas caseiras e praticáveis sem muito esforço. Vamos descobrir com a gente?

7 Dicas caseiras para evitar o entupimento de canos

 Água fervente 

A velha e boa água quente para desentupir encanamentos. Ela é uma boa opção principalmente para quem sofre com entupimentos constantes no inverno. Isso pode estar acontecendo por que materiais estão solidificando na parede dos canos. Por isso, esquente uma panela de água, deixe até ferver e borbulhar. Depois, limpe sua pia e despeje diretamente no cano a água fervente.

Isso ajudará a dissolver esses resíduos que grudam nas paredes do cano.

 Bicarbonato de sódio e Vinagre

Misturas que causam efervescência são ótimas para o encanamento. O bicarbonato de sódio e o vinagre são uma ótima opção para isso, inclusive. Para fazer essa receita caseira é bem simples, basta colocar no ralo duas colheres de bicarbonato de sódio. Depois disso, jogue um pouco de vinagre de álcool. Ao notar que a mistura começou a borbulhar, cubra o ralo com um pano quente, deixe por 20 minutos e jogue água fervente no final.

 Fermento em pó + Água fervente 

Mais uma mistura efervescente, dessa vez contamos com a nossa água quente para fazer o serviço. Coloque duas colheres de fermento em pó e despeje pelo menos um litro de água fervente no ralo. É bem simples e efetivo, o fermento criará a pressão necessária para retirar a sujeira do seu ralo. Além disso, depois de ter feito a receitinha, você pode despejar mais um pouco de água quente para potencializar o desentupimento.

 Sal + Água Fervente

Nossa última receitinha envolvendo água fervente, temos um ótimo aliado e super comum no dia a dia: o sal de cozinha. Para essa receitinha você vai precisar de uma xícara de sal de cozinha ( o mais normal que você tiver). Despeje essa xícara dentro do seu ralo e depois despeje um litro de água fervente. Enquanto a mistura estiver fazendo o efeito, é ideal que você force e faça pressão com um pano de prato no ralo. Dessa forma você estará ajudando a sujeira a descer pelo encanamento.

Arame fino

Um arame fino é ótimo para retirar entupimentos e obstruções que estejam impedindo que a água passe pelo cano. Mas cuidado para não empurrar mais para o fundo um objeto que deve ser, na realidade, retirado. É por isso que diagnosticar corretamente o problema é o primeiro passo para resolvê-lo, e não piorá-lo.

Caso a obstrução seja de material mole ou que se dissolva em água, você pode usar o arame fino para dissolver ou ultrapassar o resíduo. Com isso, você ajudará a água a passar por ele também e dissolvê-lo de uma vez por todas. Se o objeto for duro, recomendamos você não usar o arame para empurrá-lo.

 Detergente + Água fervente

Usar detergente diluído em água também é permitido. Isso ajuda a limpar ( mesmo que de forma mais superficial) o encanamento. É importante lembrar que o detergente é permitido, mas sabão em pó, sabão em pedra ralado tem grandes chances de solidificar novamente no encanamento ( o que não é nada bom para nossa situação de entupimento).

Para fazer essa receitinha, basta pegar água fervente e diluir três colheres de detergente líquido. Depois, despeje devagar a mistura pelo ralo da cozinha ou outro ralo que queira desentupir. Essa receita pode ser utilizada especialmente no inverno, quando os encanamentos costumam entupir com mais facilidade.  

Como não desentupir canos

Bem, já aprendemos muito sobre como manter seus canos desentupidos e sem problemas. Mas o que não deve ser feito quando ele estiver entupido? Primeiramente, não utilize soda cáustica ou outros químicos que possam danificar o seu encanamento. Eles não são necessários e vão piorar ainda mais a situação.

Segundo, se o entupimento for provocado por um objeto sólido e duro, o ideal é que você chame um profissional para cuidar do problema. Muitas vezes não temos as ferramentas necessárias para retirá-lo das canoas sem problemas.

Caso você tenha mexido no encanamento e não souber como remontar tudo, isso também pode ser problemático. Portanto, sempre conte com um profissional desentupidor de confiança que saiba diagnosticar e resolver o problema pra você.

Mesmo assim, não adiantou… e agora?

Se o encantamento continua entupindo mesmo aplicando nossas dicas caseiras, talvez seja a hora de chamar o profissional desentupidor. Isso porque podem haver danos estruturais no encanamento, que vão precisar de um olhar crítico e experiente para serem diagnosticados.

Principalmente se o entupimento “crônico” for persistente em qualquer época do ano, ou se a sua casa já não passa por uma revisão do encanamento a muito tempo.

Contate já uma desentupidora de confiança para que o seu problema seja resolvido rapidamente e de uma vez por todas. Afinal, ninguém merece ter que se preocupar o tempo todo com o entupimento dos canos, certo?

 Aqui estamos, a Seven Desentupidora!

Contamos com a ajuda de muitos desentupidores experientes no mercado e que diagnosticarão e arrumarão o seu encanamento na hora. Você verá que eles são mais práticos do que muitas das receitas que falamos aqui hoje. Nunca mais dependa da sorte ou de receitinhas caseiras para desentupir o seu encanamento.Torne sua vida muito mais prática e sem entupimento chamando a Seven Desentupidora.

Entre em contato com a gente!

Gostou das nossas dicas? A gente tem outras dicas úteis e interessantes para a boa manutenção da sua casa!  Basta continuar acompanhando a gente.

São diversas publicações que te ensinam a cuidar ainda melhor do seu espaço. Mais uma forma da Seven te ajudar a manter tudo no lugar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *