Depositphotos 10108335 S

Dicas que vão te ajudar a economizar combustível

Saiba como rodar mais e aproveitar melhor o combustível do seu veículo.

Seja movido a gasolina ou etanol, se você for comprar um carro novo ou um carro usado em SP ele vai consumir combustível ao rodar na estrada, ou nas cidades.

Afinal, é isso que permite que ele funcione, seria o seu “alimento”. Com o valor mais caro da gasolina, muitas pessoas já pensam em como rodar mais e gastar menos.

Inclusive, alguns cuidados básicos com o veículo, como fazer a manutenção preventiva, já vão ajudar nisso.

Até porque, quando algo está desregulado, é normal que o automóvel consuma mais combustível. Quer mais dicas de como economizar e aproveitar ao máximo o seu carro? Siga a leitura!

Dicas que vão te ajudar a economizar combustível

Assuntos

Manutenção sempre em dia

A manutenção preventiva é a grande aliada de quem pretende economizar combustível. Verifique de quantos em quantos meses seu veículo precisa passar por ela e leve para a oficina.

Lá serão corrigidos quaisquer problemas que o carro esteja apresentando e você estará mais seguro contra acidentes.

Depositphotos 10108335 S
Car mechanic examining car suspension of lifted automobile at repair service station

Já diz o verso que é melhor prevenir do que remediar, até porque, uma peça quebrada, como o motor fundido, pode sair mais caro que a manutenção de rotina.

Respeitar a troca de marcha

Troque de marcha sempre na rotação correta, respeitando o giro do motor. Quando você faz isso, o combustível é melhor utilizado.

Agora, se você simplesmente troca de marcha “quando dá na telha” corre o risco de forçar o motor e gastar mais gasolina. Inclusive, os modelos mais modernos contam com luz ou sinalização, avisando o momento certo de trocar a marcha.

Evitar o ponto morto

O ponto morto acontece quando não há engate de torque do motor e seria apropriado quando o veículo está parado.

Ainda assim, o indicado é evitar ao máximo deixar o carro por muito tempo no ponto morto. Há quem diga que é útil nas descidas, porém, pelo contrário, vai fazer você gastar mais combustível.

Manter os pneus calibrados

pneu reformado

Pneus calibrados garantem que o automóvel tenha melhor dirigibilidade. Sem contar que evitam acidentes.

Por outro lado, pneus murchos e descalibrados geram mais atrito, por isso gastam mais gasolina. Procure mantê-los dentro da calibração sugerida pelo fabricante. Além disso, na manutenção preventiva essa questão já é verificada.

Usar ar-condicionado só quando for necessário

O ar-condicionado é ótimo para deixar a temperatura mais agradável, porém, ele pode ser o grande vilão no consumo do combustível.

Mesmo nos carros econômicos, você vai perceber que o veículo usa mais gasolina ou etanol nos dias em que você mantém os vidros fechados e o ar ligado. Prefira deixar as janelas abertas.

Qualidade do combustível

A qualidade do combustível também é importante para garantir que você possa rodar mais. Gasolina ou etanol de baixa qualidade são facilmente consumidos e, quando você vê já tem que abastecer de novo.

Assim, nem sempre pagar mais barato significa que você está economizando.

Trocar o óleo do motor

O óleo do motor garante a boa lubrificação e evita que ele acabe fundindo. A troca deve ser feita periodicamente e, caso não queira se arriscar a fazer isso sozinho, pode contar com a manutenção preventiva.

Depositphotos 7452791 S

Até porque, este é outro dos fatores verificados quando o carro fica na oficina para a manutenção.

Evitar acelerar e frear bruscamente

Mudanças bruscas durante a direção não são recomendadas. Se prepare para frear ou acelerar.

Quando você faz isso rápido demais, acaba gastando mais combustível que o necessário. Claro que nem sempre será possível controlar essa situação, mas evite ao máximo.

Não carregar muito peso no carro

Parece estranho, mas quanto mais pesado o carro estiver, mais esforço ele vai fazer para rodar, o que significa gastar mais gasolina.

Sempre que possível, evite carregar mais de 10 kg em coisas, leve no carro apenas o que realmente é necessário para uma viagem ou para o seu dia a dia.

Manter a velocidade constante

Velocidade constante também é importante para fazer melhor uso do combustível. Seja na estrada ou na cidade, tente manter o mesmo ritmo, você vai notar uma boa diferença no consumo.

Veja qual é a velocidade indicada para a região onde você costuma dirigir e opte por um ritmo ideal, sem ser perigoso e sem prejudicar o carro.

Alinhamento e balanceamento em dia

O alinhamento e balanceamento do carro também interferem na performance e consequentemente no gasto do combustível. Procure mantê-los em ordem, com uma visita na oficina.

Além disso, também ajuda a prevenir acidentes, então, é super válido prestar atenção a isso.

Dirija de forma prudente

A forma como você dirige interfere no gasto de combustível? Sim! Então, seja cauteloso, assim previne frear bruscamente ou a necessidade de ficar pisando no acelerador sem motivo.

Afinal, como você viu mais acima, frear e acelerar bruscamente contribuiu para gastar mais gasolina ou etanol.

Vidros fechados na estrada

Apesar de o ar-condicionado contribuir para gastar o combustível, na estrada as janelas abertas não são um bom negócio.

Isso porque você precisa dirigir em velocidade mais alta e a resistência aerodinâmica e a turbulência resultante das janelas abertas podem dar mais gastos. Assim, se for pegar estrada a mais de 100 km/h, use o ar-condicionado.

Saia mais cedo e seja mais gentil

Você já sabe que a forma como dirige vai interferir em gastar mais ou menos gasolina com seu carro.

Geralmente, quando você está no meio do trânsito pesado e atrasado, tende a ficar mais estressado e “pegar pesado” na direção. Então, opte por sair alguns minutos mais cedo e seja mais gentil com as pessoas a sua volta. Até porque, gentileza gera gentileza.

Troque velas e filtros

Velas e filtros de ar são responsáveis por uma etapa importante, a mistura do combustível com o oxigênio, para que o veículo funcione. Já o filtro diminui a eliminação de poluentes.

Ambas as peças precisam ser trocadas com frequência, caso contrário, o automóvel consome mais gasolina, porque a queima de combustível fica desregulada.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a gastar menos combustível e melhorar a eficiência do seu veículo.

Não importa se ele é novo ou usado, com essas medidas simples – e a adoção da manutenção preventiva rotineira – é certeza que você conseguirá usar melhor a gasolina ou o etanol.