Saiba quais são os 5 cuidados com a bateria de moto elétrica que todo proprietário deve ter, a fim de evitar danos e prejuízos com alto valor financeiro.
A bateria da moto elétrica é um dos principais elementos do veículo, tanto pela sua importância dentro do grupo motopropulsor e na faixa de uso do veículo, quanto pelo seu preço, sendo o elemento mais caro do conjunto de componentes do veículo elétrico.
Em uma motocicleta elétrica, a proporção do custo da bateria em relação ao custo total da motocicleta aumenta. Devido a esta grande importância, damos-lhe 5 dicas para cuidar da bateria da sua moto elétrica.
Assuntos
Cuidados com a bateria de moto elétrica

O número de vendas dos veículos elétricos está aumentando, devido ao alto custo de combustível e valores de veículos tradicionais, visto que, as motos elétricas contribuem para economia relacionada ao combustível e custam menos que um carro tradicional. No entanto, para fazer um bom uso do veículo e evitar prejuízos é preciso saber quais os cuidados essenciais com o mesmo, incluindo o ponto principal que é sua bateria.
As baterias elétricas de motocicletas e scooters são especialmente seladas e projetadas para praticamente não exigir cuidados ou manutenção. É cada vez mais comum os modelos oferecerem baterias removíveis, ideais para quem não tem garagem com tomada, podendo levar a bateria para sua casa e carregá-la como se fosse um smartphone.
A seguir, deixamos-lhe as 5 dicas para cuidar da bateria da sua moto elétrica, para ter um bom funcionamento e prolongar a sua vida útil.
1- Faça um ciclo completo de carga e descarga a cada 1 ou 2 meses.
Você deve deixar a sua moto elétrica com a bateria carregada ao menos uma vez por mês, pois é essencial que a mesma tenha 100% de carga de vez em quando.
2- Desconecte o carregador após completar a carga
Não deixe a bateria da motocicleta conectada ao carregador por longos períodos de tempo após atingir 100% de carga. A sobrecarga funciona contra o desempenho das baterias. Os fabricantes desaconselham exceder o tempo de conexão quando a bateria atingir sua carga total.
3- Não exponha a bateria a altas temperaturas.
A proteção da motocicleta da incidência direta do sol quando esta está estacionada, é de vital importância quando se trata de proteger a vida útil da bateria da moto elétrica. O mesmo serve para os dias mais frios do ano.
4- Cuidado ao deixar o veículo inativo
Deixe a bateria entre 50-70% caso tenha que deixar a moto inativa por um tempo. O ideal é em torno de 60%. Jamais deixe a bateria descarregada por completo quando for ficar sem utilizar o veículo por um tempo, em casos de viagem, por exemplo.
5- Não abuse dos modos de condução esportiva
As exigências de maior entrega de energia por períodos prolongados podem gerar superaquecimento.
Esperamos que estas 5 dicas para cuidar da bateria da sua moto elétrica sejam úteis e ajudem a cuidar do elemento mais valioso da sua moto.