A música é uma arte que está sempre presente na vida das pessoas. É praticamente impossível existir quem não goste. Ela traz diversos sentimentos e memórias para quem ouve e, por isso, é tão marcante.
Você já reparou que a música está sempre presente em academias? Seja via mp3 player de algum aluno, enquanto faz exercícios, no próprio sistema de som do local ou nas aulas, ela parece ser parte integrante das atividades físicas.
Segundo algumas pesquisas, ouvir música durante as atividades físicas é excelente. Ela incentiva o aluno, dita o ritmo dos exercícios e traz sensações de alegria, prazer e relaxamento. As pesquisas apontam que ela pode até melhorar o rendimento aeróbico e a resistência muscular.
Mesmo com tantos benefícios é preciso cuidado. Aqueles que trazem sua própria música e não abrem mão do seu mp3 player precisam ficar atentos ao volume. Na empolgação do exercício, você pode estar com o som muito alto, o que vai acabar prejudicando sua audição no futuro.
A cura através das cores
As cores trazem alegria à nossa vida. Sem elas, tudo teria menos graça. O que seria da moda sem as cores? E que graça teriam as flores? Nenhuma. Mas além de embelezar o mundo, as cores também servem para curar.
Provavelmente você já ouviu falar na cromoterapia. As cores seriam usadas como remédio para alguns males. É uma terapia natural, que se utiliza das cores, por meio interno e externo, no tratamento de doenças. A cromoterapia ajuda a equilibrar a mente, as emoções, a energia vital e o organismo. Ela também desperta e desenvolve capacidades inerentes a todos nós, como atenção, intuição etc.
A cromoterapia, através dos meios externos, utiliza-se da projeção de luz colorida em áreas do corpo, cores de roupas, lâmpadas e cristais coloridos. Já a utilização dos meios internos tem a ver com cores de alimentos e a visualização da cor, por exemplo.
Na cromoterapia, cada cor tem um significado e serve para ajudar na cura de algum mal específico. Ela se baseia nas sete cores do espectro solar, ou seja, aquelas que aparecem no arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta).
As cores atuam através dos chacras, que são centros energéticos que estão localizados em certos pontos do nosso corpo. Os chacras são ligados a cores específicas e são associados às glândulas, aos órgãos internos e também às emoções.
Essa forma de terapia não deve ser levada como única forma de tratamento. Afinal, a cromoterapia é alternativa. Ela ajuda a curar e certamente pode trazer benefícios, mas nada substitui a medicina tradicional e um médico deve ser sempre consultado.