exercicio fisico saude

Como sair do sedentarismo e começar a fazer atividades físicas?

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, pelo menos 40,3% dos adultos brasileiros são sedentários.

O sedentarismo é um estado em que as pessoas não praticam nenhum tipo de atividade física com regularidade.

sair do sedentarismo

Caso você seja sedentário, saiba que isso causa muitos riscos para sua saúde. O sedentarismo pode causar obesidade, atrofia muscular, doenças como AVC, infarto e diabetes tipo 2, além de enfraquecimento dos ossos. Ou seja, você precisa começar a praticar alguma atividade física regular para não sofrer com as consequências do sedentarismo.

Assuntos

Como não ser mais sedentário?

Começar a praticar um esporte, exercícios físicos ou atividades físicas regulares é o melhor caminho para se livrar do sedentarismo. Um especialista mostrou que você leva cerca de 66 dias para incorporar um novo hábito em seu cotidiano.

Isso significa que se você praticar alguma atividade física por mais de dois meses e pouco, você já terá adquirido o hábito de se exercitar. Portanto, o que falta para você é encontrar uma modalidade para começar o quanto antes.

atividades fisicas

Se você usa óculos, não esqueça que lentes de contato são mais recomendadas para qualquer prática de atividade física. Isso é tão importante como roupas confortáveis e um tênis apropriado. Para adquirir lentes de contato, basta pesquisar no Google os termos “comprar lentes de contato”.

Não esqueça de passar em seu oftalmologista para conseguir a receita, além de ter instruções de como usar bem as lentes de contato. Agora entenda alguns tipos de atividades físicas que você pode começar a praticar:

1. Pratique um esporte

Se você acha que se matricular em uma academia não é o tipo de atividade física certa para você, então invista na prática de um esporte. Isso pode ser ideal para você não ser mais sedentário. Praticar um esporte pode trazer benefícios como instigar a competitividade, a interação com outras pessoas, trabalho em equipe, além de você passar o tempo realizando uma atividade que você gosta.

2. Faça caminhadas

Caso você tenha a preferência de começar a praticar atividades físicas sem impacto, fazer caminhadas pode ser a opção ideal para você. Além de trazer muitos benefícios, como combater a ansiedade e o estresse, a caminhada é uma alternativa ótima para sair do sedentarismo.

Para tornar sua caminhada prazerosa, pense que ela é um passeio por algum caminho a seu critério. Você pode dar voltas em seu próprio quarteirão ou ir até um parque. Escolha destinos que agradam você durante o passeio.

3. Suba e desça escadas

Pegar o elevador é muito mais rápido, mas não traz nenhum benefício para sua saúde. Você pode subir e descer escadas quando tiver oportunidade. Isso vai tirar você do sedentarismo e ainda fazer bem para sua saúde.

Subir e descer escadas fortalecem os músculos das pernas, além de ajudar na circulação do sangue e diminuir as chances de trombose e osteoporose. Portanto, suba e desça escadas sempre que tiver a oportunidade.

4. Pratique dança

zumba para emagrecer

Se você não quer ir à academia, nem fazer um esporte, nem caminhar ou subir e descer escadas, talvez aulas de dança sejam a opção ideal para você. Procure por um local que tenha aulas de dança com seu ritmo preferido para começar suas aulas. Isso com certeza vai afastar o sedentarismo de sua vida.

5. Faça exercícios em casa

Hoje em dia a internet pode fornecer para você até um vasto número de exercícios para fazer em casa, seja em plataformas pagas ou até mesmo no Youtube.

Por isso, procure por exercícios de baixa intensidade, para você que está começando agora e faça exercícios com regularidade no conforto de sua casa mesmo. Vale pesquisar também por artigos que ensinam exercícios para quem quer sair do sedentarismo.

Conclusão

exercicio para ajudar o seu coracao

Agora que você já sabe os malefícios do sedentarismo, está na hora de escolher uma atividade física para fazer e não causar danos para sua saúde. Vale a pena também procurar por aulas em academias de sua preferência. A maior parte das academias dão direito a uma aula gratuita, para você entender se gostou ou não daquela modalidade de exercício. Então chega de desculpas, é hora de se movimentar mais.