Encontrar o nome certo para sua startup pode ter um impacto significativo em seu sucesso. O nome errado pode ser pior do que deixar de se conectar com os clientes; também pode resultar em negócios intransponíveis e obstáculos jurídicos. Em contraste, um nome claro e poderoso pode ser extremamente útil em seus esforços de marketing e branding por isso escolha o melhor gerador de nomes para empresas.
Aqui estão 12 sugestões úteis sobre como encontrar um nome vencedor para sua empresa:
Assuntos
1. Evite nomes difíceis de soletrar.
Você não quer que clientes em potencial fiquem confusos sobre como encontrar sua empresa online. (Nunca entendi por que “Flickr” foi colocado como o nome do site de compartilhamento de fotos.) Você deseja evitar ter que corrigir continuamente a versão incorreta do seu nome. Mantenha simples.
2. Não escolha um nome que possa ser limitador à medida que sua empresa cresce.
Escolher um nome muito restrito pode causar problemas no futuro. Imagine se Jeff Bezos tivesse escolhido o nome “OnlineBooks” em vez de “Amazon”. Portanto, evite nomes como “Vestidos de noiva de São Francisco” ou “LugNuts Unlimited”. Você não quer limitar seu negócio a um produto específico ou a uma cidade específica.
3. Faça uma pesquisa completa na Internet.
Depois de determinar um nome de que você gosta, faça uma pesquisa na web sobre o nome. Na maioria das vezes, você descobrirá que outra pessoa já está usando esse nome comercial. Embora isso não seja um obstáculo total, deve dar-lhe uma pausa.
4. Obtenha o nome de domínio .com.
Minha forte preferência é que você proteja o nome de domínio “.com” para o seu negócio, em vez de alternativas como .net, .org, .biz ou outras extensões de domínio possíveis. Os clientes tendem a associar um nome .com a um negócio mais estabelecido. Sem dúvida, alguém já terá o nome .com desejado, mas muitos proprietários de domínio estão dispostos a vender o nome pelo preço certo.
Pense em adquirir o nome .com que deseja como um investimento empresarial. Você pode verificar a disponibilidade de um nome de domínio em sites como GoDaddy.com ou NetworkSolutions.com e, se o nome de domínio já estiver disponível, você pode frequentemente rastrear o proprietário do nome de domínio e ver se eles estão dispostos a vendê-lo usando a ferramenta “Whois” em GoDaddy ou Network Solutions .
Além disso, certifique-se de pegar o nome da empresa desejada em sites populares de mídia social, como Facebook, Twitter e Pinterest.
5. Use um nome que transmita algum significado.
O ideal é que o nome da empresa transmita algo significativo e positivo relacionado ao seu negócio. As pessoas podem entender instantaneamente do que se trata o seu negócio? Embora nomes sem sentido como “Google”, “Yahoo” ou “Zappos” tenham algum apelo devido à sua pegada, esses tipos de nomes vão custar muito mais para a marca.
Alguns exemplos de nomes de domínio claros, simples e intrigantes incluem Canny.com, Cling.com, Afire.com e Administer.com. Um nome de domínio como “OnlineTickets.com” é genial, pois transmite o significado do negócio e é útil para fins de otimização de mecanismo de pesquisa.
6. Faça uma pesquisa de marca registrada.
Faça uma pesquisa em INPI para ter uma ideia se você pode obter uma marca comercial ou de serviço para o nome.
7. Conduza uma busca no registro de marcas e patentes.
Como você provavelmente desejará estruturar seu negócio como uma corporação ou LLC, deve fazer uma pesquisa nos registro de marcas e patentes para se certificar de que seu nome não será muito semelhante a um nome comercial já registrado. Se for muito semelhante a um nome existente, o registro de marcas e patentes pode não permitir que você o registre. Seu advogado corporativo pode ajudá-lo a realizar esse tipo de pesquisa.
8. Avalie se o nome é cativante.
Obviamente, você não quer um nome enfadonho para sua empresa, mas também não quer escolher algo que seja muito “exagerado”. Você deseja que seus funcionários possam dizer onde trabalham sem hesitação e deseja que seu nome repercuta junto ao seu público-alvo.
9. Obtenha feedback sobre o nome.
Informe 5 ou 10 nomes e, em seguida, informe-os de amigos, familiares e colegas de confiança. Obtenha feedback do seu público-alvo também. E certifique-se de que o nome não tenha nenhuma conotação negativa (como quando a GM nomeou seu novo modelo de carro de “Nova” sem perceber que o nome significa “não vai” em espanhol).
10. Certifique-se de que o nome soa bem quando dito em voz alta.
Às vezes, os nomes parecem bons no papel, mas soam horríveis quando ditos em voz alta. E se for dito em voz alta, certifique-se de que as pessoas não estejam confusas sobre como é escrito.
11. Use os recursos disponíveis para nomes de brainstorming.
Existem vários sites que podem ajudá-lo a pensar em nomes, incluindo:
- VisualThesaurus.com (oferece um visual em torno de uma palavra-chave)
- Shopify Business Name Generator (gera ideias de nomes comerciais e verifica a disponibilidade do domínio simultaneamente)
- NameMesh.com (fornece um gerador de nome de empresa startup)
- Naminum.com (permite que você gere nomes com base em um tema)
12. Certifique-se de que está pessoalmente satisfeito com o nome.
Você, como proprietário da empresa, terá que conviver com o nome por um longo tempo, portanto, certifique-se de estar satisfeito com ele e acredite que ele irá agradar aos seus clientes. Aproveite o tempo para acertar desde o início.