Empréstimo compensa ? entenda o Mundo do Consignado

O que significa crédito consignado?

O significado do nome empréstimo consignado está atrelado diretamente a sua maior característica, o fato deste ser descontado automaticamente na folha de pagamento do seu contratante.

Desta forma, ao contrário das outras modalidades de empréstimo, o contratante não efetua os pagamentos mensalmente por conta própria, estes são automaticamente descontados do contracheque, holerite ou benefício do INSS.

Esta modalidade é exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores regidos pela CLT e servidores públicos.

Sendo mais comum para funcionários públicos, aposentados e pensionistas, pois estes grupos demonstram maior grau de segurança, com relação ao pagamento do valor contratado, uma vez que, este é descontado automaticamente e sua renda possui maior estabilidade.

Importante salientar que independente de qual grupo você se enquadre a instituição responsável por efetuar o pagamento da sua renda não pode vetar a solicitação do crédito, trata-se de um direito previsto na Lei 10.820/2003

Empréstimo consignado e suas vantagens

Você já se viu sem saída? Precisando de dinheiro? Querendo realizar aquela viagem dos sonhos, ou até mesmo com uma emergência hospitalar?

Se sim meu amigo este artigo é para você continue lendo.

Vamos lhe ajudar a entender o Mundo do Consignado e porque essa é a melhor modalidade de crédito indicada a você.

O que é e como funciona o empréstimo consignado?

emprestimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo que possui capital para consumo aberto, ou seja, você pode contratá-lo e usar o dinheiro para fazer o que desejar, podendo inclusive mudar de intenção de investimento após contratar o consignado, isso ocorre porque, este tipo de crédito não é vinculado a uma finalidade específica, podendo ser empregado em qualquer coisa.

A característica principal desta modalidade de crédito é sua forma de pagamento, realizada através de desconto mensais diretamente em folha do beneficiário de forma em que você não tem que se preocupar com atrasos a parcela, isso gera uma confiabilidade maior por parte das instituições financeiras  diminuindo o risco de inadimplemento, dessa forma, são concedidas algumas vantagens tais como: taxas de juros inferiores as linhas de crédito, bem como, prazos mais longos para pagamento do valor contratado.

A Lei 10.820/2003 responsável por instituir o empréstimo consignado disciplina que haverá uma margem de consignação que não poderá ser superior a 40% do salário ou do benefício previdenciário recebido. Sendo 35% destinado ao empréstimo consignado e 5% destinado exclusivamente para saque ou amortização de despesas do cartão de crédito consignado.

Quem pode contratar o empréstimo consignado?

Esta é uma modalidade de empréstimo bem popular entre Aposentados, Pensionistas do INSS , Servidores Públicos e Militares das forças armadas, por se tratar de uma modalidade mais vantajosa, baseada na segurança das instituições financeiras

Com relação aos beneficiários do INSS, verifica-se que nem todos os benefícios do INSS são consignáveis, ou seja, são passíveis de permitir uma contratação de empréstimo consignado, isso ocorre, pois esse crédito está atrelado a estabilidade do vínculo, que é o responsável por gerar a segurança financeira. Desta forma, os benefícios meramente temporários, de duração incerta, ou pouco duráveis não são consignáveis, como por exemplo, auxílios-doença, auxílio reclusão, salário maternidade e abono de permanência em serviço.

Vantagens do empréstimo consignado

O consignado difere-se das demais linhas de crédito devido principalmente ao fato de que em razão das taxas de juros baixas, bem como, o fato das taxas serem pré-fixadas, ou seja, no momento de realizar o contrato já se sabe qual valor será recebido em todas as parcelas mensais, e o valor total que deverá ser pago, somando o valor recebido e os juros a serem pagos.

Outro benefício desta modalidade é a possibilidade de contratação a negativados, uma vez que , não será consultado os órgãos restritivos SCPC e SERASA.

Se dá também a característica de prazos mais longos para o pagamento da dívida, ao contrário das demais linhas de crédito do mercado, podendo em casos serem estendida a até 120 meses.

Conclusão

Em situações de emergência sempre precisamos daquela ajudinha, e para você que não contou com aquele imprevisto nas suas economias o empréstimo consignado pode ser a sua salvação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *