Você tem a impressão de que o desentupidor manual não funciona como deveria? Isso não é tão incomum quanto parece e pode ter a sua causa em diversos fatores. Hoje falaremos um pouco mais sobre o desentupidor manual, se ele de fato funciona, se só complica as coisas e como usá-lo de forma correta para resolver os seus problemas de entupimento.
Vamos lá?
Assuntos
Como funciona o desentupidor manual?
O desentupidor manual funciona basicamente através da função de sucção. O que se pretende ao utilizá-lo é que ao pressioná-lo na superfície do vaso, cria-se ar no encanamento. Com isso, cria-se vácuo que com a pressão empurra a obstrução (ou a dissipação, dependendo do que está obstruindo o encanamento) permitindo a passagem da água.
É por isso que o desentupidor manual é, geralmente feito de borracha com uma haste em madeira, que permite criar esse vácuo e pressão nas condições corretas dentro do vaso sanitário e em outros locais entupidos. Parece bastante fácil e efetivo na teoria, mas veremos que não é em todos os casos que o desentupidor manual funciona.
Em quais casos o desentupidor manual funciona?
Existem casos específicos em que o desentupidor manual é extremamente útil. Dentre eles estão:
- Obstruções causadas por dejetos humanos em grandes quantidades. Os resíduos sofrerão a pressão do vácuo e serão empurrados para fora do caminho;
- Obstruções causadas por objetos pequenos que estão alocados no encanamento de mau jeito. A pressão fará com que eles se encaixem de uma forma melhor no encanamento e permita a passagem da água;
- Obstruções causadas por cabelos ou sujeira em excesso, por exemplo em ralos, onde o vácuo vai forçar os resíduos para fora do caminho.
Existem tipos diferentes de desentupidor manual?
Quando falamos em desentupidor manual, podemos sim nos referir a diferentes formas de desentupir manualmente vasos sanitários e outros encanamentos da casa. Alguns deles são:
- Desentupidor manual de borracha, do qual estamos nos referindo nessa publicação é comumente utilizado em casas;
- Desentupidor Manual em Cabo; utilizada por muitos dos profissionais desentupidores, onde um arame maleável é inserido pelo encanamento para desobstruir a passagem da água;
- Desentupidor Manual em Película; onde uma película é aplicada no vaso, vedando-o e formando o vácuo onde, posteriormente, é acionada a descarga para que a obstrução seja retirada;
Como devo usar o desentupidor manual de borracha?
Muitas vezes a ineficácia do desentupidor manual de borracha advém da sua má utilização. Para utilizá-lo em um vaso sanitário, posicione-o onde acontece a passagem da água. Verifique se o desentupidor de borracha está mesmo vedando a passagem completamente, puxando-o levemente para cima. Se ele acompanhar seu movimento sem se soltar da superfície, você estará no caminho certo.
Depois disso, faça movimentos de cima para baixo com o desentupidor manual. Esses movimentos devem ser feitos com força média, do contrário a pressão não acontecerá. Após alguns minutos, puxe com força o desentupidor de borracha para quebrar a vedação e forçar ao máximo a pressão na obstrução. A água deve ser liberada neste momento.
Como prevenir do entupimento acontecer?
Alguns hábitos devem ser praticados para que o entupimento seja evitado. Até mesmo depois do entupimento ter sido resolvido manualmente. Acompanhe quais são eles logo abaixo:
- Não jogue papel higiênico no vaso, para que o encanamento não entupa com o excesso de papel;
- Não jogue alimentos, papéis de balas, cigarros, fios dentais ou quais objetos sólidos que não sejam dejetos humanos;
- Não jogue absorventes ou camisinhas, por que eles podem ficar presos no encanamento;
- Tome cuidado com cestos desodorantes sanitários, para que não caiam na descarga.
Não tenho desentupidor em casa. Posso utilizar substitutos?
Depende. Não utilize de forma alguma produtos químicos abrasivos. Eles podem danificar seriamente não só o vaso sanitário, mas também o encanamento em si. Não utilize de nenhuma forma arames ou ferros longos e duros para fazer a desobstrução. Se não forem maleáveis o bastante, podem danificar o encanamento, deslocando os tubos ou até mesmo rachando-os.
Caso não tenha um desentupidor em casa, é possível despejar com força baldes de água quente ou utilizar uma garrafa pet para criar o vácuo e a pressão necessária. Mas muito cuidado com receitas caseiras que dizem fazer milagre. Elas podem piorar mais do que ajudar no seu problema de desentupimento.
E se eu não conseguir desentupir, o que eu faço?
Chame um profissional! Se durante as tentativas de desentupimento, o desentupidor de borracha manual não conseguir resolver o problema, provavelmente o diagnóstico do entupimento deve ser outro. Se a causa do entupimento não estiver dentro das que já citamos aqui, você precisará da opinião de um profissional especializado e talvez até mesmo de equipamentos específicos que só ele poderá oferecer.
Não tente insistir no desentupimento manual. O agente da obstrução pode se deslocar e necessitar de mais trabalho para ser retirado e acabar com o entupimento. Portanto, não insista em fazer sozinho, chame alguém para te ajudar.
Pra desentupir, chama a Ajax!
Lidar com entupimentos e obstruções no encanamento não é fácil. E infelizmente, não escolhemos a hora nem a data para esse tipo de problema acontecer. É por isso que contar com profissionais experientes, rápidos e disponíveis 24 horas é de extrema importância. Sem eles, poderíamos ficar horas ou até mesmo dias tendo que lidar com um vaso entupido ou com um ralo que transborda. E sabemos bem que esse tipo de problema afeta nossa rotina para pior. Hoje, destacamos o quão importante é contar com desentupidoras 24 horas, e temos mais uma dica de onde encontrar a empresa certa para você.
A Desentupidora AJAX realiza serviços de manutenção, como desentupimento e reparos na rede hidráulica.
Você pode contratar nossos serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Pois, nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana.
Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp (clique no botão ao lado e fale com um de nossos consultores); redes sociais e; via formulário de contato.