7 estratégias eficazes para Agências de Mídias Sociais

O panorama atual de uma Agência de marketing é tão variado quanto as marcas e os compromissos com os clientes que representa.

De publicidade e RP à produção de conteúdo dedicado ou equipes de gerenciamento de comunidade, agências de todos os tipos são contratadas para lidar com uma infinidade de responsabilidades dentro do programa de mídia social de um cliente.

Seja você uma agência de redes sociais que fornece soluções sociais de serviço completo ou que está participando de uma campanha ou um projeto social específico, as principais agências de hoje entendem como fornecer resultados nas redes sociais. E em uma única agência social, a interação de cada cliente pode exigir uma configuração distinta.

Este guia de produto demonstra como uma equipe de agência de qualquer tamanho e estrutura pode fornecer ofertas impressionantes de marketing digital para ajudar os clientes a escalar seus negócios.

Estratégias para Agências Sociais

Essas 7 estratégias para adicionar no portfólio e ajudarão a diferenciar sua agência social de outras e a proteger e expandir novos negócios.

  1. Analise o público de seus clientes

Analisar o público de cada cliente pode parecer óbvio. Já se foi o tempo de pura pesquisa qualitativa e da boa e velha intuição. Se você tiver acesso a insights orientados a dados, deverá aproveitá-los.

Um ponto a considerar é a idade do público-alvo dos clientes. O Índice Sprout Social do primeiro trimestre do ano passado detalhou especificamente como cada geração usa as redes sociais e interage com as marcas que curtem. Veja abaixo um exemplo de preferências de redes sociais por geração.

Se você não tiver certeza da composição demográfica do seu cliente, poderá descobrir facilmente com o software de análise de redes sociais.

Outra forma de analisar o público demográfico de seus clientes é ouvir as mídias sociais . Isso mostrará a você a demografia não apenas de seus seguidores nas redes sociais, mas também das pessoas nas redes sociais que estão discutindo ativamente sobre sua marca.

Não só é possível descobrir a composição demográfica do seu público enquanto usa uma ferramenta de redes sociais, como também descobrir quem são seus usuários mais engajados e quem menciona sua marca mais frequentemente com uma ferramenta como o Relatório de tendências do Sprout. Essa informação é inestimável ao tentar determinar não apenas quem o segue, mas quem interage com você.

Esse mesmo relatório mostra os tópicos com os quais você é mencionado com mais frequência e as hashtags usadas com mais frequência com sua marca. Pense em quem pode estar usando esses tópicos ao construir seu público e clique nas hashtags para entender melhor quem está enviando mensagens com eles.

Se tudo mais falhar, peça aos seus clientes que reservem algum tempo para se comunicar com as marcas mais bem-sucedidas para descobrir como é a composição do público. Use um grupo de foco para obter dados mais qualitativos e anedóticos sobre quem é seu público, dentro ou fora das redes sociais. Em seguida, use essas informações ao definir seu público social.

  1. Coordenar com outras agências

O mundo do marketing de agência é incrivelmente competitivo, mas isso não significa que você não deva colaborar com seus colegas. Os profissionais de marketing de agência de gestão de mídias sociais que se unem e se coordenam com outras agências sociais colhem benefícios sobre aqueles que se isolam.

Sua equipe interagências pode ser sua melhor aposta para otimizar seus esforços de redes sociais, já que a mídia social geralmente é a cola que une campanhas de canais muito diferentes. Por exemplo, você pode não ser a agência de ativação do seu cliente, mas, ao coordenar com quem quer que seja, você pode desenvolver um plano para detectar e redirecionar o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) dos eventos do seu cliente.

A verdade é que a sua agência pode não ser ideal para todos os clientes do mundo. Então, talvez você tenha um contato em outra agência especializada exatamente no que o seu cliente precisa para melhorar a estratégia de redes sociais dele. Com a indicação de clientes que você não pode atender ou que não se encaixam no seu perfil, você pode reforçar o relacionamento com outras agências e aumentar as chances de que elas retribuam esse favor.

  1. Participe de programas de parceiros

O Diretório de Agências Sociais Sprout consiste em empresas que fazem parte do nosso Programa de Parceiros de Agências. Qual é o Sprout Social APP, você pergunta?

O Programa de Parceiros de Agências do Sprout Social e outros programas de parceiros como o HubSpot, oferecem benefícios exclusivos para ajudar as agências a expandir seus negócios. Algumas vantagens interessantes incluem:

  • Acesso a oportunidades de marketing conjunto com marcas estabelecidas
  • Treinamento prático e relatórios personalizados para garantir clientes satisfeitos
  • Apresentações para outras agências ao redor do mundo
  • Recursos específicos criados para ajudá-lo a ter sucesso nas redes sociais
  • Procure todos os programas relevantes para o seu e se parecer uma boa opção, experimente e inscreva-se!
  1. Extraia dados sociais para estudos de caso

Para fechar um negócio ao lançar um argumento de venda para um cliente, é essencial que você mostre os sucessos anteriores. Fundamentalmente, comece apresentando uma lista de clientes em seu site, organizada por nome ou vertical para torná-la fácil de digerir em um piscar de olhos.

A partir daí, crie estudos de caso e vídeos de clientes, apresentando o maior número possível de seus principais clientes. Um estudo de caso eficaz conta a história do projeto de sua agência com um cliente, destaca os desafios que o cliente enfrentou e sua estratégia para enfrentá-los, mostra como sua agência forneceu uma solução tática e compartilha pontos de dados sobre os resultados de seus esforços.

Lembre-se de criar estudos de caso para incluir o máximo de dados possível. Seus clientes em potencial querem saber como você ajudou outras pessoas a terem sucesso e os resultados que vieram com esse sucesso. Se você estiver usando uma ferramenta de redes sociais, a extração de dados para mostrar como você melhorou uma presença social mês a mês deve ser algo simples.

  1. Co-market com outras empresas ou agências

Se você tem um “in” com uma grande empresa ou agência, pode ser uma grande oportunidade de trabalhar com eles em um conteúdo que ambas as organizações podem promover para um aumento de alcance mutuamente benéfico.

  1. Dimensione o conteúdo com seus clientes

Dependendo dos serviços que sua agência social oferece, você pode gastar uma boa parte do tempo de sua equipe coordenando com seus clientes o que você deve ou não postar nos canais sociais. Fique à frente de sua agenda de conteúdo com essas duas estratégias.

Se você puder se sentar com seus clientes e identificar um cache de ativos de criativos aprovados, poderá procurar oportunidades para redirecionar esse conteúdo ao criar um calendário de conteúdo. Esse conteúdo pode ser alojado em uma biblioteca de ativos em forma de ebook ou de fácil rápido às imagens apropriadas.

Forneça aos clientes acesso à sua ferramenta social para aprovações

Se você estiver usando uma ferramenta de mídia social, é provável que você possa convidar as partes interessadas do cliente em sua conta para que possam se tornar parte de seu fluxo de trabalho de publicação de conteúdo.

  1. Faça os clientes entrarem nos relatórios

Os clientes desejam manter o controle sobre o que está acontecendo com suas campanhas de mídia social e ter fácil acesso aos dados. Semelhante a incluir seus clientes em seus fluxos de trabalho de publicação, você pode dar a eles acesso direto a relatórios de mídia social, convidando-os para sua ferramenta de mídia social.