Deixar o alimento disponível o tempo todo e oferecer alimentos humanos podem ser as causas do desinteresse; saiba mais
A maioria dos cães domésticos tem a ração seca como base da sua alimentação. O alimento é desenvolvido especialmente para que seja atraente para os bichinhos, com aromas e sabores capazes de atrair seu olfato e paladar. Ainda, visa proporcionar uma alimentação completa, sem a necessidade de complementar com alimentos orgânicos.
Existem rações com indicações específicas para diferentes portes e necessidades e nos mais diversos sabores; mas, mesmo assim, pode acontecer de muitos cãezinhos começarem a rejeitar o alimento, e isso ocorre por conta de uma série de fatores.
Se esse for o caso do seu bichinho, continue acompanhando e veja o que fazer (e o que não fazer), para que ele volte a se interessar pela ração seca.
Assuntos
Pare de oferecer comida de verdade
Às vezes é difícil resistir aos olhinhos cheios de vontade dos pets pedindo comida quando estamos à mesa, mas é preciso ter em mente que nem tudo o que a gente come faz bem ou é digerível para eles.
Comidas temperadas com muito alho, por exemplo, podem ser prejudiciais para o organismo dos cães. Assim como outros temperos, além de algumas frutas e o mais famoso inimigo da saúde intestinal dos cães: o chocolate.
Evite dar alimentos humanos aos cães, principalmente se não souber como foi preparado. Esse hábito pode não apenas estar prejudicando a saúde dele, dependendo do que é oferecido, mas também fazer com que ele fique mal acostumado e rejeite mais tarde a ração.
Ofereça rações de qualidade
De nada adianta cuidar para não dar alimentos humanos prejudiciais aos cães, mas oferecer uma ração ruim e que não tenha os nutrientes necessários. Opte sempre por rações de qualidade que, além de gostosas, sejam muito nutritivas e que tenham todos os componentes necessários para uma dieta balanceada e que satisfaça as necessidades do seu amigo peludo.
Cada cãozinho é único. Por isso, é importante conhecer o organismo e as necessidades dele para oferecer aquilo que ele mais precisa.
Comece a servir em horários específicos
Outra atitude que pode ajudar a retomar o interesse do cachorro pela ração é acabar com a livre demanda. Isso, porque o fato de a comida ficar exposta durante muito tempo no potinho pode deixá-la menos apetitosa. Com o tempo ela vai perdendo o frescor, o sabor e a textura ideais para o apetite do cão e também pode atrair formigas e outros insetos.
Além disso, estabelecendo horários é mais provável que o bichinho tenha fome de fato e espere ansiosamente pelo momento da refeição, aceitando a comida com muito mais facilidade do que se ela estivesse ali o tempo todo.
Forneça um ambiente agradável
Vale prestar atenção se o ambiente reservado para a alimentação do seu pet é tranquilo, agradável e seguro para ele. Às vezes o problema não está na ração em si, mas no contexto, nas circunstâncias em que ele come.
Evite deixar os potinhos de água e comida em locais de passagem, por exemplo, ou com muitas distrações e barulho. Reserve um cantinho só para isso e que seja longe do local onde ele faz as necessidades, pois o cheiro de urina e fezes por perto pode tornar qualquer alimento menos apetitoso (principalmente se tratando de olfatos tão aguçados).
Fique atento à saúde do seu pet
Se mesmo seguindo à risca as dicas e orientações o seu cãozinho ainda estiver sem vontade de comer, o problema pode ser maior do que apenas falta de interesse pela ração. Fique atento aos sinais e não espere muito para procurar a ajuda de um veterinário O profissional poderá investigar de forma muito mais eficiente as razões da falta de apetite.