Material é ótimo isolante térmico. Entenda o que isso quer dizer e veja também como outros materiais influenciam na temperatura interna.
Famosas nos Estados Unidos, as casas de madeira não são apenas charmosas. Elas são ótimas por vários motivos, entre eles a durabilidade e o conforto térmico. Isso mesmo: o material com o qual você constrói a sua casa pode influenciar bastante na temperatura interna, tanto no frio quanto no calor.
A madeira é um dos melhores materiais nesse quesito, mas como esse tipo de moradia ainda não é tão comum no Brasil, muita gente tem dúvidas sobre como o material influencia na temperatura. A boa notícia é que, depois deste texto, você vai entender tudo.
O que acontece é que a madeira é um excelente isolante térmico, o que significa que o material ajuda a manter o interior em uma temperatura neutra, ou seja, aconchegante, tanto no frio quanto no calor.
A madeira é uma ótima opção para lugares onde a temperatura costuma variar bastante ao longo do ano, pois é aconchegante independentemente de quantos graus está fazendo do lado de fora. Mais: as casas de madeira podem custar menos da metade do preço das casas de alvenaria.
O material é perfeito para o conforto térmico até no piso e não por acaso as casas com chão de taco são as queridinhas de muita gente. Por conta da característica isolante do material, o piso é agradável para pisar até mesmo nos dias mais frios, enquanto os de cerâmica podem ficar bem gelados.
Tijolo ideal depende se você quer esquentar ou esfriar
As casas de tijolos, mais comuns por aqui, também podem oferecer bom conforto térmico, mas não são tão versáteis quanto as de madeira, já que o tipo ideal depende do clima da sua cidade.
O tijolo maciço, por exemplo, pode ser um ótimo isolante térmico, armazenando o calor do sol para manter a casa quentinha à noite. Em lugares mais quentes, o melhor é optar por tijolos de bloco cerâmico, que são furados e deixam os ambientes mais frescos.
As paredes duplas de tijolo maciço são uma boa opção para lugares onde a temperatura costuma sofrer maior variação ao longo do ano. Isso porque a dupla camada garante o isolamento do frio, mas também evita que a parede de dentro fique em contato direto com o sol nos dias de muito calor.
Telhado e altura da casa também influenciam na temperatura
A altura da casa também influencia na temperatura, assim como o tamanho dos ambientes. Se a intenção é deixar o interior mais fresco, a dica é investir em um pé direito mais alto. No entanto, no inverno, essa característica não favorece o aquecimento e a sensação de aconchego.
O tipo de telhado também influencia bastante na temperatura da sua casa. As telhas de cerâmica ou barro são boas para garantir o isolamento térmico. De toda forma, é uma boa ideia instalar um forro ou uma manta térmica para ajudar a manter a temperatura agradável do lado de dentro.
As telhas de brasilit, PVC ou similares podem até custar mais barato que as de cerâmica, mas não são boas para o conforto térmico. Nos dias de sol, podem absorver muito calor e fazer o ambiente virar um “forno” e, nos dias de frio, não são tão boas para impedir as baixas temperaturas dentro de casa.
Vedação em portas e janelas é essencial
Se a intenção é não deixar o clima de fora influenciar tanto no de dentro, a vedação tem papel muito importante, independentemente do material no qual a sua casa foi construída. Por isso, as portas e janelas devem ter bons revestimentos nas frestas, de preferência com borrachas e lã de rocha.